O que é cremação?

Nos últimos anos a opção da cremação vem se tornando uma prática constante pelas famílias enlutadas. Essa modalidade de funeral possui uma grande vantagem: o fato da família ficar desobrigada de retornar ao cemitério após três anos do sepultamento para realizar a exumação, fato que traz novamente à tona o abalo emocional vivido no momento da perda.

O processo que envolve o funeral com cremação é semelhante ao tradicional, a grande diferença é que ao invés de utilizar-se um cemitério, a urna é encaminhada para o crematório. Dessa forma, é possível que mesmo quando a família optar pela cremação, sejam prestadas as homenagens de despedida em velório, como ocorre nos funerais tradicionais.

A VELORIUM está autorizada a prestar seus serviços podendo utilizar de qualquer crematório na Cidade do Rio de Janeiro ou Estado, que for escolhido pelos familiares.

No entanto, para utilizar-se da cremação são necessários alguns requisitos:

- O atestado de óbito deverá estar assinado por DOIS médicos ou por UM médico legista (no caso de realização de necropsia no IML);

- A pessoa deverá ter manifestado seu desejo em vida.

A manifestação do desejo pode ser feita através de escritura declaratória feita em cartório ou declaração com firma reconhecida do interessado e três testemunhas, que posteriormente é levada para registro em Cartório de Títulos e Documentos.

Clique aqui e imprima o formulário

A primeira modalidade (escritura declaratória) é a mais indicada por ser mais rápida, prática e de menor custo, bastando que o interessado compareça a um cartório e solicite que seja feita a escritura, o procedimento é bem simples e os cartórios estão habituados a realizá-lo com freqüência.

Caso a pessoa não tenha manifestado o desejo antes do falecimento, a cremação pode ser utilizada em alguns casos, desde que estejam presentes todos os herdeiros necessários do falecido. Porém há alguns casos que é necessária autorização judicial.

A VELORIUM possui a experiência necessária para auxiliar a família em todas as fases que envolvem a opção pela cremação.